QUEM É AURÉLIO NOMURA

Aurélio Nomura foi líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo (2017), tornando-se o primeiro nikkei (descendente de japoneses) a ocupar o posto. Em seguida (2018 e 2019), presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o mais importante colegiado Câmara Municipal de São Paulo, responsável por emitir pareceres em relação à legalidade dos projetos de Lei apresentados. Ou seja, o processo de tramitação de cada projeto de Lei só tem início após parecer favorável da CCJ. Atualmente é membro da Comissão de Administração Pública, que tem a função de opinar e propor assuntos ligados à administração direta e indireta e das empresas onde o Município tenha participação.

Anteriormente, na legislatura (2013-2016), foi 1º Secretário, o segundo posto mais importante da Câmara Municipal de São Paulo (atrás apenas do Presidente), responsável pelo andamento administrativo e parlamentar da Casa. Também foi líder da bancada do PSDB, coordenando a votação dos vereadores tucanos de importantes projetos de Lei do Executivo.

Aurélio Nomura iniciou sua carreira política na Legislatura 1993-1996, tornando-se 2º Secretário da Mesa e em seguida presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder da bancada. Também presidiu a CPI da Merenda Escolar e foi o representante da Câmara Municipal de São Paulo no Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka.

Na Legislatura 1997-2000, foi líder da bancada e vice-presidente da Comissão de Gastronomia e Turismo. Nesse período, presidiu por quase três anos consecutivos a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Como relator desta comissão, foi responsável pela revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, aprovado em 2014, Lei municipal que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2030.

Atuou, ainda, como representante da Câmara Municipal de São Paulo na Comissão Executiva do Procentro – Programa de Reabilitação da Área Central da Cidade, que tem o objetivo de promover a revitalização do Centro histórico da cidade.
Em 2001 foi Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, sendo o responsável da Pasta pela implantação da primeira faculdade pública da Zona Leste – a Fatec AE Carvalho.

Conheça as principais Leis do vereador Aurélio Nomura